Catapora em bebês

A Catapora é uma enfermidade que é transmitida por um vírus e que é altamente contagiosa, especificamente entre crianças. No bebê a Catapora é possível de identificar, uma vez que ela causa bolinhas vermelhas na pele que se transformam em bolhas com líquido, febre, coceira e redução de fome. Esses sinais são bastante desconfortáveis para a criança, o que faz com que ela fique chorosa, desconfortante e irriquieta.

Bebê Catapora

Causas

A catapora é causada pelo vírus varicela-zóster, um membro da família do herpes-vírus, que similarmente é encarregado pela herpes zóster (enfermidade conhecida como cobreiro) em adultos.

A catapora é fácil transmitida para outros bebês. A contaminação ocorre por meio do contato com o líquido da bolha ou por meio da tosse.

Inclusive aqueles que estão infectados e não apresentam os sinais da enfermidade são capazes de transmiti-la. No momento em que o bebê é afetado, a catapora leva de 10 a 21 dias para se apresentar. Os bebes são capazes de passar o vírus a partir de um ou 2 dias antes de a enfermidade irromper no corpo. Elas permanecem contagiosas enquanto as bolhas encrostadas existirem.

Os sintomas

A contaminação por catapora frequentemente dura de cinco a dez dias. Os primeiros sinais da enfermidade surgem, frequentemente, um a dois dias antes da formação de erupções da catapora. Eles permanecem na pele de quatro a cinco dias antes de desaparecerem inteiramente.

Confira os principais sinais da enfermidade:

  • Febre
  • Aparição de bolhas avermelhadas na pele espalhadas por todo o corpo (o número de erupções varia de 250 a 500)
  • Coceira
  • Mal-estar
  • Redução do apetite
  • Dor de cabeça
  • Dor no abdômen.

As bolhas surgem a princípio no rosto, nas costas ou no couro cabeludo e se proliferam a partir daí. Em maior parte, a aparição de pequenas bolhas no couro cabeludo confirma o diagnóstico.

Depois de um ou dois dias , as bolhas ficam acinzentadas e viram crostas. Enquanto isto, uma nova onda de bolhas pipoca em grupos. Com frequência, a catapora surge na boca e nas pálpebras.

Tratamentos

Bebê Catapora

A Catapora é uma enfermidade que pode ser prevenida com a Vacina Tetravalente Viral, que protege o bebê desta e outras doenças virais como Rubéola, Caxumba e Sarampo.

Para combater a Catapora, o pediatra pode aconselhar a aplicação de pomadas sobre a pele como Povidine ou Iodopovidona, que aliviam a coceira e auxiliam as feridas a cicatrizarem mais depressa, uma vez que não há tratamento para eliminar o vírus do corpo.

Além do mais, como a Catapora é altamente contagiosa, é sugerido que o bebê não tenha contato com outras crianças, ao longo 5 a 7 dias, que é o tempo de contaminação da enfermidade.

Veja também:

Lombalgia

O que é o Triptofano?

A importância de uma boa noite de sono

Você também pode gostar de ver:

Catapora é apontada como uma das causas da morte de advogada em Dracena, G1.

O que é o triptofano, Canal Spain.

 

 

Deixe uma resposta