O que é o Triptofano?

Triptofano, ou como é mais conhecido Triptox5 é um aminoácido apontado como primordial, uma vez que não é criado pelo corpo, o que torna o seu consumo diário e essencial para a formação da serotonina.

No entanto, apenas uma parte do triptofano ingerido todos os dias é usada para se criar a serotonina, uma coisa em torno de dois porcento.

A refeição equilibrada e completa dentro de nutrientes é essencial para se adequar ao desempenho de todo o organismo.

Cada forma de alimento possui uma característica nos processos metabólicos e uma assimetria que pode acarretar em várias complicações de saúde.

triptofano triptox5

Por esta razão, é fundamental que as comidas sejam ingeridas em quantidades adequadas e similarmente em diversidades para garantir o suplemento de todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais), além, similarmente, de um adequado consumo de água para hidratar de modo correta o organismo.

Como ele funciona?

No sistema nervoso, alguns aminoácidos atuam de modo direto como neurotransmissores ou como precursores na sua formação, sendo essenciais para garantir um bom desempenho cerebral.

Entre os vários aminoácidos essenciais para o cérebro, está o triptofano que é um antecessor da serotonina, sendo similarmente um antecessor da vitamina B3 (niacina).

Várias pesquisas mostram e comprovam que a serotonina é um neurotransmissor bastante fundamental, trabalhando no controle de atividades relacionadas ao comportamento e do humor, influenciando similarmente nos graus de ansiedade, nervosismo, stress, sono, e nas utilidades cognitivas, tais como o aprendizado e a memória.

Além do mais, algumas pesquisas identificaram que as mudanças nos graus de serotonina no cérebro são capazes de prejudicar o controle da fome e da saciedade, sendo, então, um neurotransmissor essencial para os processos de controle de peso.

Além do mais, a serotonina similarmente possui influência no crescimento do hormônio do desenvolvimento, da melatonina (que regula o sono) e nas beta-endorfinas.

Pode-se ter esse aminoácido por meio de da refeição, a começar por fontes ricas em proteínas, especialmente abrangendo proteínas de origem animal (leite, queijos, carnes bovina, suína e de frango, ovos), uma vez que estas são consideradas de alto valor biológico, ou seja, contêm todos os aminoácidos fundamentais, entre eles o triptofano.

Ou por suplementos, o mais conhecido no mercado é o Triptox5, que fornece tudo o que o nosso organismo precisa para a produção de serotonina através do Triptofano.

Veja este vídeo:

 

Veja também:

A importância de uma boa noite de sono

O que é Obesidade?

Conheça as principais causas das espinhas e como tratar

Deixe uma resposta